quarta-feira, 16 de novembro de 2011

História mais recente do bairro Travessão: loteamentos

O bairro Travessão é composto por três loteamentos, dos quais, o primeiro (loteamento São Luís) foi criado a 32 anos atrás pelos loteadores Alcino Bertholdo Maldaner, Amando Hansen e Albano Hansen.

Loteamento São Luís

Por volta dos anos 50, os primeiros proprietários das maiores áreas de terras do Travessão, onde estão localizados atualmente os loteamentos São Luís e Jardim dos Dois Irmãos, foram Guilherme Johann, Guido e Otmar Friedrich, Alfredo Grün, Olívia Bender, Balduíno Feller e Paulo Blankenheim.
Entre os aos 50 e 80, já havia um maior número de moradores nas redondezas dos loteamentos mencionados, que adquiriram terras dos primeiros proprietários. Nesse local, fixaram, então, residência, as famílias Johann, Hansen, Kreuz, Zilles, Gräeff, entre outras.
Entretanto, os moradores começaram a sentir falta de um lugar para a moradia dos filhos e para pessoas de outros lugares. Além disso, Amando Hansen, também queria que seus filhos morassem perto, no lugar onde se haviam criado. A solução foi dividir algumas terras e fazer um loteamento das terras que eram usadas na agricultura, na plantação de acácia e em outras finalidades.
Em 1979, foi constituída a firma Imobiliária São Luís Ltda. Ela comprou terras de Amando Hansen, que havia adquirido esse espaço dos irmãos Guido e Otmar Friedrich. Comprou também trerras de Alcino Bertholdo Maldaner e Albano Hansen, que as haviam adquirido de Alfredo Grün. Assim, a Imobiliária São Luís iniciou o Loteamento São Luís.
Dessa forma, uma área maior de terras foi dividida em pequenos lotes ou terrenos. Obedecendo as exigências da Prefeitura Municipal, na época, foi feita a infra-estrutura do loteameto conforme segue:
· Aprovação dos projetos elaborados pelos órgãos competentes;
· Abertura de ruas (com 9 metros de largura e 3 metros de calçada em cada lado), transformação das terras em quadras, estas em terrenos divididos conforme metragem desejada;
· Encanamento para condução de água, atingindo todos os lotes e construção de poços artesianos para fornecimento de água, conforme exigência do município;
· Construção das redes de luz e força, conforme exigência da CEEE;
· Reservas de áreas para uso público, que são locais para a construção de escolas, creches, praças e outras áreas de lazer, conforme exigência dos órgãos públicos.

Das terras que compõem o loteamento São Luís, foram feitos 115 terrenos e reservadas as áreas exigidas para uso público.

Loteamento Jardim dos Dois Irmãos

O loteamento Jardim dos Dois Irmãos, foi iniciado em 1982, constituído de terras que a Imobiliária São Luís Ltda comprou de Almiro Pinto Soares, que as recebeu de herança de Paulo Blankenheim. Outra parte foi comprada por Edgar Hansen, que havia adquirido de Olívia Bender e outros. Desse loteamento, resultaram 380 terrenos e as reservas legais de uso público.
O loteamento recebeu este nome por localizar-se perto dos dois morros gêmeos que também deram origem ao nome do município de Dois Irmãos.
Primeiro as ruas do loteamento foram designadas por letras, depois pro árvores e, anos mais tarde, as ruas receberam nomes escolhidos pela Câmara de Vereadores.
As ruas compridas foram denominadas Pedro Hansen, em lembrança ao pai do também loteador Amando Hansen; Balduíno Feller, proprietário de terras por onde hoje passa a rua que leva o nome dele; Albano Hansen, um dos loteadores, que inspirou a denominação de uma das principais ruas do bairro e da escola.
As travessas receberam nomes de plantas, como rua das Camélias, das Rosas, das Laranjeiras, da Acácia e assim por diante. Essas ruas remetiam a diferentes espécies, reunidas no mesmo jardim.
O primeiro morador do loteamento foi Flávio Hansen.

Loteamento Santa Isabel

O loteamento Santa Isabel foi fundado em 1999. Ele inicia na rua Alberto Rübenich e termina no início da rua Balduíno Feller (caixa d’água). Fica entre os loteamentos São Luís e Jardim dos Dois Irmãos. Nesse loteamento, há um total de 134 terrenos. Ele recebeu seu nome em homenagem à mãe do fundador Emílio Gonzalez Sampedro, que era de origem espanhola.
O lote nº 1 da quadra A, foi vendido para Maristela de Fátima Moraes Macedo, que, atualmente, não mora mais no loteamento.

Fonte:Programa Carrossel de Letras. História e Memória: Seu Registro Pela Palavra: Travessão. Prefeitura Municipal de Dois irmãos. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário